Inferno is the cure.

Resultado de imagem para INFERNO MOVIE
Ontem à noite fui finalmente ver o Inferno! Estava desejoso para ver o filme desde que tinha sido anunciado. Sou um fã das obras de Dan Brown, como já vos tinha dito antes. Adorei ler o Código Da Vinci, os Anjos e Demónios e claro, o Inferno. Também vi os respetivos filmes na altura que saíram, mas não no cinema. 

Como seria de esperar o filme não se aproxima sequer da quantidade de detalhe que o livro tem. Todos os segredos de Florença, toda a teoria relacionada com o mistério do Inferno de Dante, dos respetivos ciclos do Inferno e até da "relação" de Dante com Beatrice, a sua amada. Ainda assim, posso dizer que foi um bom filme, foi um bom serão. Adorei ver a adaptação do livro ao cinema, e principalmente, adorei ver Florença e Veneza... ainda não tive a oportunidade de ir visitar estas cidades, mas sem dúvida que estão na minha checklist.

Ora bem, mas sobre o que incide o filme:
"Humanity is the disease, Inferno is the cure."
A ideia da história é que vivemos num mundo com sobrepopulação, um mundo no qual consumimos mais recursos do que o nosso planeta consegue produzir, sendo nós próprios a causa da morte do planeta. Cada vez nascem mais crianças, cada vez somos mais pessoas neste mundo, estando muito próximos de alcançar os 8 Biliões, e segundo os cálculos apresentados no livro, daqui a 100 anos seremos 32 Biliões.

O enrendo desenvolve-se à volta de um vírus, designado Inferno. Esse vírus foi criado por Bertrand Zobrist, um bilionário geneticista/ambientalista que recusa o facto de ninguém tomar ação e impedir o caminho (inevitável) a que estamos a levar o nosso planeta. Zobrist é então perseguido por agentes da Organização Mundial de Saúde (WHO/OMS) que pretendem saber onde ele escondeu o vírus, levando isto a que ele se suicidasse. 
“The darkest places in hell are reserved for those who maintain their silence at times of crisis.” 
A partir daí começa o mistério, pois Zobrist teria deixando um puzzle aos seus seguidores que levava ao esconderijo do vírus para que garantissem a sua disseminação. Este puzzle foi baseado na Divina Comédia, de Dante Alighieri, onde este descreve os respetivos ciclos do Inferno, os diferentes castigos para os pecados cometidos em vida - a conceptualização e representação do Inferno de Dante, escrita entre 1304-1321, é ainda hoje aceite. Ele criou o Inferno como o conhecemos hoje.

A primeira pista de Zobrist está num cilindro ósseo que projeta a representação do Inferno de Dante, desenhado por Botticelli - no entanto, este desenho teria algumas alterações, que conduziam à pista seguinte - CERCA TROVA - "Procura e Encontrarás".
Resultado de imagem para botticelli inferno
Para desvendar todo este mistério é então chamado o Professor Robert Langdon, um professor de Harvard especializado em simbolismo e iconografia religiosa, interpretado por Tom Hanks. O Professor Langdon vê-se numa situação em que corre risco de vida, sendo perseguido e tendo a sua memória momentaneamente apagada depois de um incidente. O Professor conta em grande parte da história com a ajuda de Sienna Brooks, uma pessoa que o viria a surpreender.

Relativamente ao vírus de Zobrist, a sua intenção era reduzir a população mundial em metade através de um agente patogénico que afetaria apenas algumas pessoas mediante a sua informação genética e deixando um terço das mulheres do mundo (que teriam sobrevivido) inférteis - ele planeava um genocídio em larga escala para salvar o planeta Terra.
“It has always been this way. Death is followed by birth. To reach paradise, man must pass through Inferno."
Espero que tenham ficado interessados nesta história e recomendo-vos seriamente que vejam o filme e que leiam o livro - principalmente o livro. É uma viagem magnífica pela história de Florença, pelo Inferno e por uma questão muito séria e um problema global que enfrentamos neste preciso momento.

Deixo-vos com o link para o trailer do filme:

Comments

Popular posts from this blog

Welcome Dragon Ball World!

Dragon Ball Super: Zamasu/Black

Naruto Shippuden 478: O Símbolo da União