Batalhas Competitivas


Estamos de volta a mais uma publicação sobre Pokémon e hoje o tópico são as batalhas competitivas.

Eu próprio até há cerca de 3/4 anos atrás jogava Pokémon apenas pelo aspeto recreativo, para me divertir. No entanto comecei a prestar um pouco mais de atenção às mecânicas do jogo e dos Pokémon e comecei-me a interessar pelo aspeto competitivo do mesmo. Na verdade, até a Pokémon Company começou a dar muito mais importância a esse aspeto competitivo ao facilitar o treino específico dos pokémon quando inseriram o "Super Training" nas ferramentas de jogo.

Explicando então aquilo que quero dizer, os Pokémon podem ser treinados até nível 100, isso quase que posso afirmar que é conhecimento geral. No entanto, apenas ter um Pokémon nível 100 não quer dizer que ele seja bom competitivamente, existem outros factores por trás daquilo que é o pokémon.

Existem quatro coisas a que todos os treinadores devem prestar atenção quando "constroem" o seu pokémon, elas são: base stats, nature, IVs, EVs.

Vou falar de cada um respetivamente e utilizando algumas imagens para exemplificar.

1) Relativamente ao base-stat, isto diz respeito ao stats básicos do pokémon, aquilo que lhe foi programado, não quer dizer necessariamente que o pokémon venha a ter aquele valor específico, serve apenas de referência.
Os stats dos pokémon são: HP (Pontos de Vida); Attack (ataque físico); Defense; Sp.Attack (ataque especial); Sp.Defense; Speed.

À direita podemos ver o exemplo dos base stats de dois pokémon diferentes, o Crobat (em cima) e a Blissey (em baixo). A ideia a retirar desta imagem é que, relativamente ao Crobat, é um pokémon muito rápido, com 130 base speed, defesas aceitáveis ainda que facilmente derrotado por um ataque super effective (de um tipo que tenha vantagem), e com 90 de base Attack, claramente um pokémon ofensivo. 

Quanto à Blissey podemos perceber que é um Pokémon com muita HP e uma Sp.Def consistente. A Blissey é um pokémon defensivo, normalmente caracterizado com pouco dano mas bastante resistente, principalmente a ataques especiais.

2) Chegamos então à nature, a natureza dos pokémon. Existem actualmente 25 diferentes naturezas, cada uma com as suas características, exceptuando quatro (Docile, Serious, Bashful e Quirky) que são neutras e não têm efeito nos stats do pokémon.
Podem consultar todas as naturezas aqui: Naturezas

Basicamente, as naturezas influenciam apenas dois stats do pokémon, melhorando um e discriminando outro (o pokémon continua a ganhar pontos nesse stats mas não com tanta intensidade). O treinador só tem que decidir aquilo que pretende fazer com o pokémon e capturar um com a natureza mais indicada. 

Vamos utilizar o Crobat como exemplo. Vimos que o Crobat era um pokémon ofensivo, onde os seus melhores stats são o Speed (130) e o Attack (90), então, vamos procurar escolher uma natureza que maximize os seus atributos. Neste caso as escolhas recaem entre maximizar o ataque ou o speed, alguns exemplos de naturezas benéficas são: Jolly (+Speed, -Sp.Atk); Naive (+Speed, -Sp.Def); Hasty (+Speed, -Def); Adamant (+Atk, -Sp.Atk).

Tendo em conta que não pretendemos diminuir as defesas do Crobat vamos escolher uma natureza que discrimine um stat sem muita relevância para a função do pokémon, neste caso, o stat a ignorar será o Sp.Atk, porque para além de ser o stat mais baixo (70), a maioria dos ataques do Crobat são ataques físicos.

3) Tendo analisado os base stats do Pokémon para o conhecer melhor e depois de ter decidido qual a melhor natureza para aquilo que pretendemos fazer com ele, vamos então verificar os IVs do nosso Pokémon. Os IVs são valores que variam de 0 a 31 e são distribuídos pelos stats do pokémon à medida que este vai evoluindo de nível. Estes valores são conhecidos como os valores individuais de cada pokémon, digamos que é o que os diferencia dos outros pokémon da mesma espécie.

A única forma de saber este valor é comunicando com uma personagem (diferente em cada jogo) que basicamente analisa o potencial do nosso pokémon. Essa personagem destaca os melhores stats do pokémon e utiliza algumas citações que nos permite ter uma ideia do valor dos IVs, pode ainda destacar os piores stats se o valor for muito baixo. Devo referir que existem ainda algumas calculadoras online para saber o valor exato dos IVs do pokémon.
Citações utilizadas: Stats Judge

Este valor não pode ser alterado, a única maneira de obter IVs diferentes é capturando um outro pokémon ou fazendo breeding (explicarei melhor numa outra publicação).

4) Garantindo que temos o Pokémon perfeito, com os IVs e a natureza desejada, vamos agora treinar os EVs. Também conhecidos como Effort Values, os EVs têm um total de 510 pontos , sendo o máximo de 252 por stat. Cada 4 desses pontos equivale a 1 ponto de stat para o pokémon, ou seja, servindo para maximizar ainda mais o potencial do mesmo.

A cada pokémon que derrotam vão ganhando sempre EVs até terem um máximo de 510 pontos, sendo que cada pokémon tem um EV destacado. Aqui podem verificar qual o respetivo EV que os pokémon dão: EV List

Como referi anteriormente, a Pokémon Company facilitou o treino destes EVs e a vida dos treinadores. Para garantir os EVs perfeitos antes o treinador tinha que contar e anotar respetivamente quantos pokémon ia derrotando e quantos EVs ia ganhando, indo o pokémon evoluindo de nível e correndo o risco de derrotar um pokémon errado por engano e assim "estragar" os EVs.

Com a criação do Super Training os treinadores podem agora manter o pokémon nível 1 (acabado de sair do ovo) e começar a treinar os EVs nos vários exercícios, recebendo como prémio punching bags. Cada exercício básico atribui 4 EVs, existindo os avançados que dão 8 EVs, já os punching bags podem ser S/M/L - 1/4/12 EVs respetivamente.
Podem consultar aqui para informação mais detalhada sobre o Super Training

Utilizando novamente o Crobat como exemplo, íamos então procurar maximizar ainda mais o Attack e o Speed. Treinando 252 EVs no Atk e 252 EVs no Speed, equivalendo a 63 pontos de stat extra em cada um respetivamente. Sobram então 6 EVs que equivalem a 1 ponto de stat, sendo que 2 EVs são sempre desperdiçados, esse último ponto de stat não tem uma importância assim tão significativa, pode ser aplicado a qualquer stat.

Resumindo: Crobat - Jolly (+Speed, -Sp.Atk); procurar ter 31 IVs pelo menos no Speed e Attack (can't be beat!) e 252 EVs no Attack e no Speed. Parabéns, tens o teu primeiro pokémon PVP Ready, agora só tens que escolher os melhores ataques para o teu plano de combate.

Comments

Popular posts from this blog

Welcome Dragon Ball World!

Dragon Ball Super: Zamasu/Black

Naruto Shippuden 478: O Símbolo da União